Sua empresa em boas mãos 24h.

O que muda com a nova lei da reciclagem em Santos.

Nova Lei de Reciclagem em Santos

Entrou em vigor no mês passado a nova lei da reciclagem em Santos, que disciplinará a coleta de lixo. O Programa Socioambiental de Coleta Seletiva Solidária Recicla Santos tem como objetivo tornar a cidade mais sustentável, aumentando os índices de reciclagem, reduzindo a quantidade de resíduos dos aterros e gerando novas oportunidades para as ONGs, cooperativas e associações de catadores.

Na prática, todos os santistas devem separar o lixo reciclável do orgânico. Inclusive, a legislação prevê multas para quem misturar, por exemplo, restos de alimentos com papel e plástico.
A legislação obriga que papel, papelão, metais, plásticos e vidros sejam descartados no dia da coleta seletiva do seu bairro. Já os restos de alimentos são descartados diariamente, como é feito hoje. Esse lixo é chamado de orgânico (ou úmido).
Com a nova lei, cria-se a figura do grande gerador doméstico e comercial: são aqueles que geram acima de 200 litros ou 120 quilos por dia de resíduos sólidos urbanos. Os que geram abaixo desse volume são os pequenos geradores domésticos e comerciais. Estes, assim como os grandes geradores domésticos, continuam sendo atendidos pelo serviço público de coleta.
Já o comércio, enquadrado como grande gerador de resíduos terá de contratar cooperativas ou associações para coletar e dar destinação correta a estes resíduos, já que desde o dia 2 de julho, o serviço público deixou de prestar esse serviço.

Também deverão providenciar postos de entrega voluntária para recebimento de recicláveis e resíduos especiais entregues pelos clientes do estabelecimento, com o objetivo de aumentar a reciclagem e o reaproveitamento de matérias-primas. É o caso, por exemplo, das lâmpadas.
A fiscalização caberá à Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que poderá advertir dando prazo de 30 dias para acabar com as irregularidades, multa no valor de R$ 1.000,00 pelo uso irregular dos contentores e R$ 2.000,00 para os grandes geradores de lixo que não apresentarem o plano de gerenciamento de resíduos sólidos à Semam.
Hoje, estima-se que aproximadamente 40% de todo resíduo destinado ao aterro sanitário seja constituído de recicláveis, com valor econômico agregado. Com a lei em vigor, haverá um significativo aumento de recicláveis destinados à coleta seletiva, gerando renda para os trabalhadores do setor.
Confira os dias e horários de coleta seletiva no Município:
Segunda-feira
– 8h – Estuário, Piratininga, São Manoel, Alemoa
– 13h – Boqueirão
Terça-feira
– 8h – Santa Maria, Bom Retiro, Vila Belmiro, Valongo, Morro São Bento, Boa Vista, Pacheco, Vila São Bento
– 13h – Campo Grande
Quarta-feira
– 8h – Paquetá, Vila Nova, Centro e Jardim Castelo
– 13h – Marapé e Gonzaga (zona comercial)
Quinta-feira
– 8h – Rádio Clube, Vila São Jorge, Chico de Paula, Jabaquara e Monte Serrat
– 13h – Pompeia, José Menino e Gonzaga (comercial/ residencial)
Sexta-feira
– 8h – Vila Mathias, Areia Branca e Gonzaga (zona comercial)
– 13h – Embaré e Aparecida
Sábado
– 8h – Caneleira, Saboó e Encruzilhada
– 13h – Ponta da Praia, Gonzaga (zona comercial), Nova Cintra, Macuco

Gostou do Post?

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on whatsapp
Encaminhar para WhatsApp
Share on linkedin
Compartilhar no Linkedin

Deixe um comentário

Veja também

Solicite um Orçamento

Fale com um de nossos consultores e solicite um orçamento sem compromisso.

Canal Exclusivo para Orçamentos

Solicite agora seu orçamento pelo Whatsapp