Sua empresa em boas mãos 24h.

O uso do celular durante o horário de trabalho

Uso de Celular Durante o Horário de Trabalho

Hoje em dia a maioria das pessoas possui um smartphone. Seja em casa ou no trabalho, muitos não conseguem desgrudar seus olhos e dedos em sua tela, seja utilizando WhatsApp ou Facebook. Mas a polêmica fica em torno do uso do celular durante o horário de trabalho.
Uma pesquisa nos Estados Unidos constatou que a perda de produtividade do trabalho por conta das redes sociais chega a 25%. Nessa semana, a prefeitura de Rio Claro, no interior de São Paulo, proibiu por lei os funcionários da Saúde de usarem celulares durante o horário de trabalho, após uma mãe entrar duas veles nas alas médicas do hospital municipal e constatar que a demora em chamar os pacientes da Pediatria ocorria porque os atendentes estavam no celular.
Em Itanhaém é proibido por lei o uso de celulares em escolas. Já o Estatuto dos Servidores de Santos, Artigo 223 da lei 4.623 de 1984, prevê proibição ao funcionário de toda ação ou omissão capaz de comprometer a eficiência do serviço ou causar dano à Administração Pública, especialmente ao “entreter-se, durante as horas de trabalho, em palestras, leituras ou atividades estranhas ao serviço”. A penalidade vai de advertência e suspensão, conforme a gravidade da infração.
Ainda não existe lei específica para o tema, porém é necessário bom senso dos dois lados. A empresa não precisa vetar totalmente o uso do aparelho pelos funcionários, exceto para as funções em que há risco de vida e/ou de acidentes, ou até mesmo caso de vedações legais, como no caso de motoristas, e frentistas (NR 20). Basta criar regras determinando horários específicos para o uso, fornecer o aparelho para o funcionário e dar regras para o uso. Já o funcionário não pode abusar do uso do celular para fins pessoais, afinal ele fora contratado para executar tarefas pertinentes a empresa dentro de um horário determinado, precisa produzir para a empresa.
Em caso de abuso de uso ou quebra de regra por parte do funcionário, a desobediência pode resultar em advertência verbal, suspensão e até demissão por justa causa, dependendo da gravidade do ato e sua repetição.

Gostou do Post?

Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Share on whatsapp
Encaminhar para WhatsApp
Share on linkedin
Compartilhar no Linkedin

Deixe um comentário

Veja também

Solicite um Orçamento

Fale com um de nossos consultores e solicite um orçamento sem compromisso.

Canal Exclusivo para Orçamentos

Solicite agora seu orçamento pelo Whatsapp